quinta-feira, 27 de maio de 2010

Brincando com os sons


Não é fácil prestar atenção no aspecto sonoro da linguagem. Quando falamos, queremos nos comunicar, divertir, avisar, chamar etc. O significado é o que importa. No entanto, todas as línguas constroem as diferenças de significados utilizando sons e são os sons – mais precisamente os fonemas – que representamos para tornar a língua visível, para escrevermos.

Por isso, fazer com que os alunos prestem atenção no aspecto sonoro é importante. Para auxiliá-los, é também importante que o próprio professor se torne mais atento e consciente da dimensão sonora da linguagem. Há, com certeza, muita coisa que estudar. Mas não deixe de aproveitar as situações criadas para despertar seus alunos para o mundo dos sons e explore esse mundo, junto com as crianças.

1. Ouvindo poemas, parlendas, fórmulas de escolha, trava-línguas ou ditados e provérbios populares diariamente.

Onde encontrar provérbios: http://www.geocities.com/Athens/Atrium/2800 ou http:/www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?menu90&id=66&sub64

2. Jogos com critérios de base sonora:

a) Brincando com rima: Lá vai uma barquinha carregada de panela e janela / ou chapéu e pastel

b) Brincando com a sílaba inicial: Lá vai uma barquinha carregada de abacate e abacaxi

c) Brincando com a sílaba final : Lá vai uma barquinha carregada de gravata e lata

d) Brincando com o fonema inicial: Lá vai uma barquinha carregada de roda e rabanete

3. Jogos com palavras e sílabas

a) Brincando com fórmulas de escolhas: pequenas cantigas usadas pelas crianças para escolher pessoas ou objetos.

Uni, duni, tê /Salamê, míngüe/O sorvete colore/Pra você lamber/Um, dois, três

Minha mãe mandou pra escola/Pra aprender o be-a-bá/A danada professora me ensinou a namorar/Sete e sete são catorze/Com mais sete vinte e um/Tenho sete namorados/Cada dia beijo um

Lá em cima do piano/Tem um copo de veneno/Quem bebeu morreu/O azar foi seu

Uma boa forma de explorar essas brincadeiras, além de usá-las para fazer escolhas (do ajudante do dia, do livro que será lido etc.), é pedir para as crianças responderem a essa pergunta: De acordo com a brincadeira, em qual momento da fala eu devo bater no objeto ou na mão de uma das crianças? As fórmulas podem ser pronunciadas com marcação nas palavras (MInha, mãe...) nas sílabas (lá em cima...) ou sílaba forte (Uni, duni...)

b) Brincando com a língua do PÊ e língua das vogais: essa brincadeira permite a exploração da segmentação da palavra em sílabas, ao mesmo tempo, a atenção a uma mesma unidade sonora.

4. Jogos com fonemas

a) Juntando um som: a brincadeira consiste em acrescentar um fonema a uma palavra e formar outra nova. Por exemplo, palavra é ATO. Que novas palavras posso formar colocando somente mais um som no início? GATO, FATO, PATO, RATO, TATO....

b) Trocando um som: a brincadeira consiste em trocar um fonema de uma palavra e formar uma nova. Por exemplo, a palavra é PARA. Que novas palavras posso formar trocando apenas um som dessa palavra? PARE, PERA, PIRA, PATA...

c) Acrescentando um som: a brincadeira consiste em acrescentar um fonema a uma das sílabas de uma palavra e formar outra nova. Apresente oralmente uma palavra formada por sílabas simples (CV), por exemplo PATO. Divida a palavra em sílabas em voz alta e proponha o desafio: Quem consegue formar uma nova palavra colocando um som no final da sílaba PA de PATO? Resposta: PARTO. Ou no meio da sílaba PA? Resposta: PRATO

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